Publicações Eletrônicas de interesse geral

cerebro

By Milan Kundera, autor tcheco, nasceu em 1º de abril de 1929

Sem emoção a razão é fria e insossa. O mundo moderno se orgulha de ser racional e só admite como verdade o que pode ser provado. Assim é descartado tudo o que, por incapacidade, temos dificuldade de mensurar, mesmo que seja verdade. Com isso estamos deixando uma grande lacuna no conhecimento humano, alegando simplesmente que pertence ao emocional. Esquecemos que é a emoção que nos faz sentir, ela fala uma linguagem que nem precisa de palavras, pois envolve outros sentimentos mais profundos. Quantas vezes apenas um olhar é suficiente para entendermos muitas coisas.

Sem emoção o nascer do sol, por exemplo, é apenas a consequência da rotação da terra, com emoção é um espetáculo que se repete todos os dias sem nunca um dia ser igual ao outro. Quando alguém emocionado agradece a Deus pela cura de uma grave doença, será até uma afronta dizer que foi obra do acaso, ou dos medicamentos.

Podemos até nos basear na razão para nos orientar, mas as nossas decisões são mais emocionais que racionais. Em 1982 o neurocientista Antonio Damásio concluiu, após estudo de pacientes, que “um cérebro que não consegue sentir, não pode decidir”. (Reflexão feita por José Irineu Nenevê). Bom trabalho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: